top of page
Buscar

A fisioterapia vestibular e seu papel no processo de reabilitação das tonturas

Foto do escritor: Mariana AbrahaoMariana Abrahao

Você sabia que 23% das pessoas irão se queixar de tontura ao longo da vida? A tontura é um sintoma transitório descrito pelo indivíduo como uma sensação de vertigem, a qual é uma sensação ilusória de movimento ou sensação de giro, podendo ser fisiológica (no contexto de uma rotação da cabeça) ou patológica (devido à uma disfunção vestibular).


Sua prevalência é maior em mulheres (61%) e aumenta diretamente em função da idade. Sintomas de tontura, vertigem e desequilíbrio corporal são muito prevalentes na população idosa e, na maioria das vezes, são causados por doenças de origem vestibular, conhecidas popularmente como “labirintites”.


O sistema vestibular é uma parte muito influente nesses sintomas. Ele é composto por estruturas periféricas, como o labirinto, nervo vestíbulo-coclear e estruturas do sistema nervoso central. O labirinto possui como função: detectar o movimento e a posição da cabeça, controlar a posição do corpo e o movimento dos olhos e facilita a orientação espacial.


Esses sintomas podem ocasionar um prejuízo no desempenho físico e funcional dos indivíduos, podendo levar até a transtornos psicológicos por conta do medo de sentir a tontura e ocasionar uma queda. Sendo assim, é de extrema importância a realização de uma avaliação para que a causa dos sintomas possa ser identificadas e para que o tratamento seja direcionado.


A fisioterapia vestibular possui um importante papel no processo de reabilitação desse indivíduo. É um tratamento não invasivo que é baseado em exercícios personalizados e deve ser realizada de forma individual para cada indivíduo de acordo com a origem da tontura.


Possui como objetivo a redução ou eliminação da tontura e a recuperação funcional das disfunções do equilíbrio corporal de origem vestibular. Atua através desses exercícios individualizados e manobras corporais, bem como na adaptação do corpo e do sistema nervoso às situações de desequilíbrio.


A fisioterapia vestibular é de extrema importância para essa população que sofre com tontura, principalmente para uma melhora funcional desses indivíduos. A população precisa ser informada de que existe tratamento para as tonturas, pois muitos não sabe que existe e o desconhecimento faz com que grande parte dos indivíduos não busquem tratamento.






Mariana Abrahão

Fisioterapeuta | Redatora em Saúde Vie Instituto

 
 
 

Posts recentes

Ver tudo

Tumores do Sistema Nervoso Central

Câncer é o nome geral dado a um conjunto de mais de 100 doenças, que têm em comum o crescimento desordenado de células, que tendem a...

Disfagia: o que sabemos sobre ela?

De acordo com o dicionário, a palavra deglutição pode ser definida como o ato de engolir, ou seja, o transporte do conteúdo da boca até o...

Comments


bottom of page