Na década de 40, o Dr. Karel Bobath e Berta Busse Bobath criaram e desenvolveram o conceito Bobath. O casal dividia um profundo interesse em compreender os problemas dos adultos e crianças com deficiências neurológicas, por isso exploraram como a terapia física poderia fazer a diferença na habilidade de moverem-se desses indivíduos.
O Conceito Bobath está definido como uma abordagem de resolução de problemas para avaliar e tratar indivíduos com distúrbio da função, movimento e controle postural, devido a uma lesão no sistema nervoso central, independente do grau de incapacidade. Ele não é considerado um método, mas sim um conceito, já que não fornece um protocolo ou modelo fixo a ser aplicado no paciente, permitindo assim ao profissional desenvolver um plano terapêutico baseado nas habilidades e inabilidades encontradas.
É chamado de neuroevolutivo pois obedece a sequência do desenvolvimento motor típico, ou seja, os movimentos são feitos de acordo com as aquisições motoras dos bebês e crianças. Seu objetivo é que o indivíduo alcance a função com a máxima qualidade possível, considerando os limites do indivíduo e do ambiente, otimizando dessa forma sua atividade e participação e, subsequente qualidade de vida.
O Conceito Bobath visa otimizar movimentos e funções com a maior qualidade possível, através de manuseios e facilitações que influenciam na adequação do tônus e do controle postural do indivíduo. O planejamento terapêutico baseado no Conceito Bobath é definido a partir de uma avaliação minuciosa que não só seus componentes sensoriais e motores, mas considera também seu desejo, expectativas e as preocupações da família.
Para que essa intervenção funcione é necessário que toda habilidade ensinada ao paciente em ambiente terapêutico se estenda aos demais ambientes do seu cotidiano, seja em casa ou na escola, por exemplo, por isso a participação da família é fundamental. O Bobath é realizado por meio de vários recursos como: bolas, rolos e outros acessórios para manipulações passivas e ativas.
Não existem contra indicações para o Conceito Bobath, ele é indicado para todas as idades e pode ser realizado também por pacientes que apresentam más formações estruturais. O tratamento tem característica interdisciplinar e é centrado no paciente, sendo comum terapias conjuntas com diferentes especialidades.

Mariana Abrahão
Fisioterapeuta | Redatora em Saúde Vie Instituto
Comments