As quedas são um evento muito comum e que podem ter consequências graves. De acordo com a literatura, aproximadamente 30% da população idosa sofre uma queda por ano, sendo mais prevalente no sexo feminino. As quedas afetam significativamente a autonomia do indivíduo, interferindo diretamente em sua qualidade de vida, consequentemente é uma questão de saúde pública, pois as quedas são responsáveis por lesões e fraturas.
O equilíbrio, por definição, é o processo o qual a posição do corpo se mantém estabilizada, tanto quanto o corpo está em movimento, quanto está em repouso. É um conceito complexo que envolve a contribuição de vários sistemas fisiológicos. A alteração do equilíbrio e da marcha são os principais fatores de risco de quedas, sendo assim, a identificação dos déficits nos sistemas de controle postural é importante para melhorar a prevenção de quedas nas populações.
Para isso, existem algumas ferramentas para identificar esse risco de queda nas populações. O Balance Evaluation Systems Test (BESTest) é um instrumento muito utilizado e possui o objetivo de identificar os fatores que podem ser responsáveis pela alteração do equilíbrio funcional, ele possui uma versão mais curta, o Mini BESTest, com o intuito de facilitar a utilização do instrumento na prática clínica.
O Mini BESTest inclui somente o equilíbrio dinâmico, para que as abordagens de reabilitação sejam mais específicas para aquele indivíduo. Pode ser aplicado em indivíduos com desordens vestibulares, AVC ou Doença de Parkinson.
Possui 14 itens que são agrupados em quatro seções, sendo elas
● Ajustes posturais antecipatórios
● Respostas posturais reativas
● Orientação sensorial
● Estabilidade na marcha com e sem uma tarefa cognitiva
Cada item é pontuado em uma escala de três pontos: de zero (pior desempenho) a dois (melhor desempenho). O escore total é de 28 pontos (indicando que não há déficit no equilíbrio dinâmico), caso o indivíduo pontue abaixo de 28 pontos, significa que há déficit no equilíbrio dinâmico.
As quedas causam várias consequências na vida dos indivíduos, levando ao medo de cair e até à imobilidade, sendo sim um problema de saúde pública! Para que sua prevenção ocorra de forma correta é necessário a identificação do risco de quedas, realizada através do Mini BESTest.

Mariana Abrahão
Fisioterapeuta | Redatora em Saúde Vie Instituto
Comments