top of page
Buscar

Protocolo PediaSuit: o que sabemos sobre ele?

Foto do escritor: Mariana AbrahaoMariana Abrahao

Você sabia que uma roupa criada nos anos 70 para astronautas inspirou o método do PediaSuit? Cientistas russos criaram uma roupa para astronautas que retornavam do espaço, pois eles chegavam com dificuldades motoras, perda de movimentos, perda de massa muscular, entre outros, e essa roupa inspirou Leonardo de Oliveira a criar o método PediaSuit.


O PediaSuit é uma órtese dinâmica, a qual é composta por um chapéu, colete, short, joelheiras e calçados adaptados (conectados opor bandas elásticas). Ele cria uma unidade de suporte que leva o corpo a um maior alinhamento postural mais próximo do funcional. Sua proposta é fornecer estímulos sensoriais suplementares para os músculos e articulações do corpo, isso auxilia no movimento funcional do indivíduo.


É indicado para: Paralisia cerebral, atraso no desenvolvimento motor, AVC, traumatismo crânioencefálico, Síndrome de Down, autismo, traumatismo raquimedular, entre outros. O PediaSuit possui um protocolo que consiste no uso do macacão para ajuste biomecânico combinado com terapia intensiva de um programa de 80 horas, no qual o indivíduo realiza 4 semanas de intensivo e 2 semanas de manutenção e esse ciclo pode ser repetido caso haja indicação.

Primeiras 4 semanas: o indivíduo vai 5x na semana durante 4 horas por dia

Manutenção: 2 ou 3x por semana durante 2 ou 3 horas por dia durante duas semanas, levando em consideração que cada semana da manutenção possui uma carga horária de 6 horas.


O protocolo pode ser realizado de forma com que haja uma equipe multidisciplinar com fisioterapia, terapia ocupacional e fonoaudiologia. O princípio de ação dessa terapia é o de focar na correção da postura do paciente e no padrão funcional de movimento, sendo que uma vez que o corpo esteja em alinhamento com o suporte e a pressão exercidos nas articulações, a terapia intensiva irá reeducar o cérebro para reconhecer padrões de movimentos funcionais e atividade muscular.

O macacão auxilia na plasticidade do sistema nervoso central, proporcionando benefícios como a melhora do alinhamento corporal, auxilia na marcha, melhora do equilíbrio, melhora da consciência corporal, melhora da coordenação, entre outros.


Esse método é muito utilizado como parte do processo terapêutico do indivíduo. Sua utilização é muito benéfica para aquele que o usa, gerando um enfoque no desenvolvimento motor, reforço muscular, equilíbrio, na propriocepção e coordenação.




Mariana Abrahão

Fisioterapeuta | Redatora em Saúde Vie Instituto

 
 
 

Posts recentes

Ver tudo

Tumores do Sistema Nervoso Central

Câncer é o nome geral dado a um conjunto de mais de 100 doenças, que têm em comum o crescimento desordenado de células, que tendem a...

Disfagia: o que sabemos sobre ela?

De acordo com o dicionário, a palavra deglutição pode ser definida como o ato de engolir, ou seja, o transporte do conteúdo da boca até o...

Comments


bottom of page