Com o passar dos anos houve um avanço muito grande na tecnologia, permitindo o surgimento de várias ferramentas novas. Uma dessas ferramentas foi a Realidade Virtual (RV), que como o nome já indica, é um ambiente virtual no qual o indivíduo pode se inserir como se estivesse mesmo ali, mas tudo não passa de um sistema virtual.
A tecnologia induz os efeitos visuais e sonoros, permitindo uma imersão total no ambiente simulado virtualmente, permitindo com que o indivíduo interaja ou não com o que vê ao seu redor. Mas como a realidade virtual faz parte do processo de reabilitação? Quais são seus benefícios na reabilitação de pacientes neurológicos?
A Realidade Virtual permite a imersão total do paciente dentro da realidade escolhida, onde há a interação através de estímulos táteis, visuais, auditivos e sensoriais, isso é muito utilizado para a reabilitação e melhora da marcha, equilíbrio, coordenação motora, estimula os movimentos musculares, entre outros. Isso faz com que haja uma maior integração entre os sistemas sensório-motores-cognitivos, promovendo o ganho funcional do paciente.
Os principais benefícios são uma maior motivação para a realização do tratamento, feedback imediato, armazenamento das atividades realizadas, grande interatividade do paciente, proporcionando assim diversão associada à reabilitação em diversas faixas etárias, promove maior independência aos pacientes, além de favorecer a melhora do desempenho físico e cognitivo. No processo de reabilitação os equipamentos mais utilizados são o Nintendo® Wii, o Xbox® e o óculos de realidade virtual.
A utilização da Realidade Virtual em pacientes neurológicos está cada vez mais presente no processo de reabilitação do indivíduo e representa um campo com grande área ainda a ser explorada. O diferencial dessa ferramenta é que os resultados na reabilitação são obtidos com momentos de diversão e entretenimento. A Realidade Virtual oferece diversos benefícios para que a utiliza, e graças ao avanço tecnológico podemos atingir objetivos de uma forma muito mais dinâmica e divertida!

Mariana Abrahão
Fisioterapeuta | Redatora em Saúde Vie Instituto
Comentários